Seria o bom humor o segredo da longevidade? Por Roberto Corrêa Gomes (jornalista)

“Essa era Jeanne Louise Calment, uma francesa nascida em Arles, na região de Provence, que viveu até os 122 anos e 164 dias. Atribuía sua longevidade ao bom humor. Na juventude, chegou a conhecer Vicent Van Gogh a quem ela considerava “sujo, mal vestido, grosseiro, desagradável e sombrio”.
Quando iniciaram a construção da Torre Eiffel ela tinha 14 anos. Afora apreciar vários esportes e ópera, aos 85 anos ela ainda praticava esgrima, aos 90 anos já não tinha mais herdeiros, aos 100 anos andava de bicicleta, aos 114 anos participou do filme “Vicente et moi”, do diretor Michael Rubbo, fazendo o papel dela mesma, sendo a pessoa mais velha a atuar num filme. Aos 117 anos se submeteu a uma cirurgia no quadril. Parou de fumar aos 120 anos, não por não gostar mais de fumar, mas por estar quase cega, já não manuseava os cigarros muito bem.
Numa entrevista, aos 120 anos, o repórter perguntou sua opinião sobre o futuro, sagaz respondeu: “Vai ser muito curto.”
Ainda em uma entrevista posterior, um repórter, ao se despedir, disse a ela: “Nos vemos, quem sabe ano que vem?”; ao que madame Calment prontamente respondeu: “E por quê não? Você não me parece estar tão mal, apesar de tudo!” 😂
Para madame Calmant, a juventude é um estado da alma e não do corpo. Sorrir, rir, gargalhar de chorar era uma de suas regras por toda a vida. Quanto aos problemas da vida, dizia: “Se não há nada que você possa fazer sobre algo, não se preocupe com isso.” Por fim, atribuía a sua longevidade ao azeite de oliva, que consumia diariamente, ao vinho do Porto e ao chocolate, do qual consumia quase um quilo por semana. Já no fim da vida, quando falavam de sua longa vida, ela brincava que estava competindo com Matusalém.
Jeanne Louise Calment: (1875* – 1997+), foi devidamente reconhecida pelo Guinness, a pessoa de maior longevidade comprovada já existente. Segundo o Institut National d’Études Démographiques, da França, ela viveu 44.724 dias.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s