Mutações profundas : A quarta revolução industrial

Confesso que um dos meus vícios é comprar livros. Às vezes os compro porque me interesso por alguns capítulos ou porque o assunto tem a ver com meu momento de vida. Pode ser um romance, um livro de psicologia, recursos humanos, um livro em francês ou inglês para aumentar meu vocabulário ou livros sobre “como será a vida no futuro”. Tenho a impressão que meu ascendente aquariano aguça a minha curiosidade sobre transformações futuras e os impactos no ser humano.

Em fevereiro desse ano comprei um livro interessantíssimo escrito por Klaus Schwab, fundador e Presidente do World Economic Forum. Nesse livro ele fala sobre essa imensa revolução tecnológica que vivemos e viveremos, que muda e mudará cada vez mais nossa alimentação, os tratamentos médicos, o mercado de trabalho, as escolas e métodos de ensino, o transporte e muitas outras coisas.

Ele lista algumas mutações tecnológicas que transformarão ainda mais nossa sociedade. Por exemplo, até 2025 cerca de 10 % da população mundial terá roupas conectadas à internet. Ele cita como impactos positivos a auto-gestão da saúde (os dados de temperatura, pressão sanguínea e outros poderão ser « coletados » pela roupa e transmitidos a um smartphone) e a diminuição do desaparecimento de crianças e idosos (a roupa funcionará como um localizador).

Até 2025 a moeda virtual (bitcoin) estará cada vez mais presente nas transações financeiras, aportando traçabilidade e confiança a essas transações.

Até 2025 poderemos ter o primeiro transplante de um fígado impresso em 3D, o que será extremamente benéfico aos pacientes que estão nas filas de espera para receber o orgão de um doador.

Muitos de vocês poderão pensar que tudo isso é mera ficção cientifica mas acreditem que existe muitas coisas acontecendo nos quatro cantos do mundo, nos laboratórios e nos institutos de pesquisa.

Voltando ao presente, podemos identificar muitas coisas que não existiam há 10 ou 5 anos e que agora já se tornou realidade, trazendo mudanças as nossas vidas e ao mercado de trabalho.

Por exemplo, se você precisa estudar um idioma, você pode optar por uma escola tradicional, com aulas presenciais e horários e dias fixos. Ou poderá optar por um curso virtual, escolhendo o idioma, o professor e os horários, conhecendo os valores da hora/aula de cada professor. Posso citar o Italki, uma rede social de aprendizado de línguas estrangeiras. Eles oferecem mais de 14 idiomas e inúmeros professores que falam mais de dois idiomas. Se voce é professor, existe a possibilidade de se candidatar para trabalhar remotamente através do Italki. Esse é um dos milhares de exemplos que comprovam que o fenômeno da digitalização transforma e transformará muito mais o mercado de trabalho. É o caso do Uber, que em alguns países oferece transporte para pessoas com dificuldades de locomoção ou com necessidades especiais. 

Nos países tradicionais da Europa os postos de gasolina não tem frentistas. Muitos jovens preferem não ter um carro e optam pelos transportes públicos ou compartilhados. Não vemos empacotadores, porteiros de prédio, lavadores de carro ou cobradores de ônibus. Tudo isso tem um grande impacto no mercado de trabalho. 

Nao sabemos onde essa revolução irá nos levar. O certo é que pessoas de diferentes culturas, ricos ou pobres, serão impactados por todas as mudanças que ainda estão por vir.

Você ainda duvida? Se é o seu caso, deixo uma frase do filósofo Voltaire que servirá como mensagem: “A dúvida não é uma condição agradável mas a certeza é absurda”.

 Veja o video o Futuro da Humanidade:

https://www.youtube.com/watch?v=RRaAK3dun68&sns=em

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s